Trata-se de um legume de origem Indiana e segundo historiadores é cultivado há mais de quatro milênios.
Em seu quadro nutricional contém proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcalóides A. A vitamina B5 é conhecida como protetora da pele e também atuante no sistema nervoso e aparelho digestivo. Uma grande vantagem é que ela é pouco calórica (100g contém apenas 27cal).
Há controvérsias quanto à sua capacidade de reduzir o colesterol, uma revisão interessante de um grupo da universidade Federal da Paraíba sugere que podem haver efeitos positivos, especialmente quando utilizada em sucos (com casca), entretanto outros trabalhos questionam sua eficácia.
Fique atento na hora de comprar, o ideal é escolher aquelas de cor roxa uniforme e brilhante. Além disso, outra dica interessante é guardá-las em sacos plásticos dentro da geladeira.
Na culinária a berinjela é bastante versátil, estando presente em pratos de diferentes origens, tais como a moussaka (Grega), Babaghanoush (Árabe) e outros. A receita da moussaka será postada em breve, aguarde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário